sábado, 3 de outubro de 2009

O PRAZER DE APRENDER E ENSINAR...


MAGIA DE ESTUDAR


MAGIA DE ESTUDAR

Estudar é alegria
E centeza de vencer
Quem estuda nesse mundo
Vais sempre alegre viver
Para curtir a bela vida
E ter sempre o que fazer

Com estudo conseguimos
Alegria e união
Estudar é coisa boa
Que dá vida e emoção
Estudar é sempre bom
E alegra o coração

Com estudo nós iremos
Mudar o mundo e amar
A vida de forma forte
Pro sucesso conquistar
Vivendo sempre alegres
Na certeza de cantar

Pra estudar precisamos
Dividir e partilhar
Todo conhecimento
Pra pode conquistar
A situação alegre
De uma vida para amar

Com estudo nossa vida
Será sempre melhor
O estudo é a arma
Pra evitar o pior
Estudo é satisfação
De nunca está só.

Quem estuda sempre vence
E tem muita alegria
Estudar é uma meta
Que alegra nosso dia
Vamos estudar gente
Pra viver com galhardia

CONHEÇA NOSSO PROJETO

  1. Apresentação

A Escola é um local de fenômenos múltiplos e de diversidade de pensamentos e de idéias. Na escola muitas ações pedagógicas podem colaborar plenamente para o desenvolvimento da personalidade dos educandos e para um processo de geração de cidadania e preparação para o mundo do trabalho e para a vida social.

No ambiente escolar é extremamente importante desenvolver atitudes de crescimento intelectual e processos de construção de valores cidadãos e atitudes éticas. A comunidade escolar tem um papel importantíssimo no crescimento do indivíduo que busca a escola , pois a responsabilidade dos que fazem a escola é de grande importância para um processo de desenvolvimento de atitudes que poderão valorizar e promover o crescimento dos estudantes em termos de valores, atitudes e construção do pensamento.

A escola deve desenvolver ações de formação e construção do conhecimento a partir de um processo de geração de meios que possam contribuir para o engrandecimento cultural e o desenvolvimento de ideais de cidadania, respeito ao próximo, conhecimento e busca incessante do desenvolvimento do aluno nos vários aspectos da vida humana.

É preciso que os que façam a escola desenvolvam mecanismos de crescimento e valorização do aluno a partir de formação de uma consciência crítica e da perpetuação de um processo constante de formação de idéias e mudança de hábitos que façam com que na escola se cultive pensamentos que busquem um mundo melhor e mais justo.

O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE tem como inspiração filme de nome homônimo e procura valorizar a produção textual dos alunos do ensino fundamental e buscar mecanismos que levem os educandos a dar opiniões, ter senso crítico e , sobretudo , construir seu próprio conhecimento.

As ações do projeto consistem numa formação intelectual calcada na formação de atitudes de engrandecimento cultural e na busca do verdadeiro sentido do crescimento intelectual que se configura na pesquisa, no debate na ação coletiva de construção do saber e na busca incessante por uma educação de qualidade e voltada para melhoria da sociedade e garantia dos direitos do cidadão.

Compreendendo que a ciência geográfica tem importância muito grande no processo de geração de uma consciência crítica o projeto procura utilizar os conteúdos de sala de aula para promover uma reflexão constante sobre o mundo que vivemos e suas transformações.

  1. Objetivos

GERAL – DESENVOLVER A PRÁTICA DA ANÁLISE CRÍTICA E DA CONSTRUÇÃO DE IDÉIAS ACERCA DO MUNDO QUE NOS CERCA.

ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a prática constante de construção do conhecimento e da produção textual para um processo de geração de uma educação de qualidade;
  • Permitir uma aprendizagem autônoma e desenvolver o conhecimento mútuo através de opiniões, pesquisas e debates;
  • Estimular a produção científica e cultural dos alunos;
  • Promover oportunidade de discussão e debate da realidade
  • Oportunizar momentos de questionamento da realidade sócio – espacial dos espaços de vivência dos alunos;
  • Desenvolver o senso crítico , o debate e a pesquisa interativa;
  • Incentivar a escrita e a leitura;
  • Promover uma interação entre o conhecimento científico e as impressões do cotidiano;

  1. Estratégias

_ ESTÍMULO A PRODUÇÃO TEXTUAL;

_ REALIZAÇÃO DE DEBATES SOBRE OS ASSUNTOS ESCRITOS;

_ PROMOÇÃO DE DEBATES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA;

_ CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA A PRODUÇÃO , O DEBATE E A PESQUISA;

_ REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARTICIPANTE;

_ DISCUSSÃO DE TEXTOS E AÇÕES DE CONHECIMENTO

_ CRIAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO SOBRE OS ASSUNTOS TRABALHADOS

_ ESTÍMULO A UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINARA DE AÇÕES PRÁTICAS

_ REALIZAÇÃO DE OFICINAS DE LEITURA E PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

_ DRAMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DISCUTIDAS EM SALA DE AULA E COLETA DE IMPRESSÕES

_ USO DE MATERIAL INTERATIVO PARA PRODUÇÃO TEXTUAL

_ UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DA CIBERNÉTICA QUE ESTIMULEM A PRODUÇÃO TEXTUAL

_ REGISTRO DAS OPINÕES DOS ALUNOS E COLETA DAS IMPRESSÕES COLHIDAS;

_ ESTÍMULO A TRABALHOS DE GRUPO E A PRODUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO;

_ LEITURA DE TEXTOS SOBRE O ASSUNTO;

_ REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PARA APROFUNDAMENTO DO TRABALHO EM SALA DE AULA

  1. Público – Alvo

- ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARIA LIDUINA CORREIA LEITE

- COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL

- CORPO DOCENTE DA ESCOLA

5. Componentes Curriculares

Ø TEMAS TRANSVERSAIS DA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ø DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  1. Fundamentação Pedagógica

O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE tem como objetivo pedagógico o desenvolvimento do senso crítico e da produção textual através de um processo educativo que desenvolva as habilidades e competências do aluno em nível de desenvolvimento do conhecimento dos processos educativos com base na formação individual e coletiva que se baseie num aprendizado criativo e no desenvolvimento de idéias e construção plena da formação cognitiva para melhoria do padrão de vida das populações.

O PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE OPTA pela Educação Libertária que envolve a participação grupal na busca por mecanismos de mudança optando por uma ação política que busque a formação de um conhecimento autônomo colocando professores e alunos como cúmplices no desenvolvimento do conhecimento.

  1. Cronograma de Atividades

PERÍODO

ATIVIDADES

I ETAPA

ü CATALOGAÇÃO DO MATERIAL E DIVULGAÇÃO DO PROJETO DENTRO DA ESCOLA

ü REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÍMULO A PRODUÇÃO TEXTUAL

ü COLETA PERMANENTE DA OPINIÃO DOS ALUNOS

ü ESTUDO DE TEXTOS SOBRE A PRODUÇÃO TEXTUAL

ü REALIZAÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR

ü COMPRA DOS MATERIAIS ADEQUADOS AO PROJETO

II ETAPA

ü REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS DE ACORDO COM AS IMPRESSÕES COLHIDAS

ü DRAMATIZAÇÃO COM OS TEMAS TRABALHADOS NAS DISCUSSÕES DOS ALUNOS

ü ESTUDO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO

III ETAPA

ü VISITA A LOCAIS DE INTERESSES DOS ALUNOS

ü DISCUSSÃO DAS OPINIÕES DOS ALUNOS PERANTE OS PROFESSORES E DEMAIS MEMBROS DA

ü COMUNIDADE ESCOLAR

ü RETROSPECTIVA DOS ASSUNTOS TRABALHADOS

III ETAPA

ü AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

ü ESCOLHA DE NOVOS ASSUNTOS PARA O PRÓXIMO ANO

ü DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS PERANTE A COMUNIDADE ESCOLAR

  1. Recursos

Ø 10 Cadernos sem pauta de tamanho 45x60 para registro das opiniões dos alunos

Ø 100 Canetas de ponta porosa para estimular a produção textual

Ø 10 livros e/ou textos sobre a importância da produção textual

Ø Filmes de estímulo a discussão sobre a realidade local

Ø Computadores para desenvolvimento de ações para pesquisa

Ø Livros e textos para discussão das diversas temáticas envolvidas

Ø 200 Camisas promocionais do Projeto

  1. Sugestão de Parcerias

SERÃO BUSCADAS PARCERIAS COM EMPRESAS PÚBLICAS E/ OU PRIVADAS PARA OBTENÇÃO DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA O DESENVOLIMENTO DO PROJETO

NOVA FASE DO PROJETO ESCRITORES DA LIBERDADE - ESCOLA LIDUÍNA LEITE






Estamos iniciando em 2009 a nova Fase do Projeto Escritores da Liberdade que tem como objetivo fazer algo pela educação através do estímulo à leitura e à Escrita. O projeto é desenvolvido pelos Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria Liduína Correia Leite e tem como meta a discussão e a formação da consciência através do saber criativo e da reflexão crítica sobre o mundo em que vivemos.